Mata atlântica
TORRES - RS
2012
ASPECTOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS DA REGIÃO COSTEIRA DO SUDESTE
TORRES - RS
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, apresentaremos os aspectos físicos e biológicos do litoral sudeste que tem como principal característica o predomínio da Serra do Mar, com pequenas enseadas e várias baías em uma costa muito recortada. São encontrados recifes, arenitos e falésias, sendo que as praias são caracterizadas pelas areias mais escuras. Os maiores trechos da costa brasileira nos quais ainda são encontradas manchas residuais de Mata Atlântica correspondem as Serras do Mar dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
ASPECTOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS DA REGIÃO COSTEIRA DO SUDESTE
O clima tropical está presente nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais, oeste paulista e no litoral do Espírito Santo. É caracterizado por ter altas temperaturas, chuva no verão e seca no inverno. O estado de Minas Gerais ainda tem o clima semiárido (clima mais quente e seco, o que leva a uma seca que varia em tempo próximo de cinco meses todos os anos).
SERRA DO MAR
A Serra do Mar é um maciço rochoso que percorre quase toda a extensão do litoral sul e sudeste brasileiro. Os intemperismos físicos, químicos e biológicos e a continuação dos eventos geológicos (como o soerguimento do litoral brasileiro que ocorre até hoje) se encarregariam de continuar esculpindo a Serra do Mar. Com uma extensão de cerca de 1.000 km, a Serra do Mar passa pelo litoral de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e rio de Janeiro recebendo um nome variado em cada local.
Devido à sua grande extensão e variação de altitudes (de 1200 a 2200 m acima do nível do mar), a Serra do Mar apresenta uma grande variedade de vegetações que vão desde a Floresta Ombrófila Densa até aos Manguezais. Infelizmente, a rápida ocupação do litoral brasileiro e o desenvolvimento das regiões sul e sudeste quase acabaram com