PARA QUÊ E COMO ELABORAR PROJETOS DE ENSINO
Conforme Celso Antunes (2012) “um projeto é, em verdade, uma pesquisa ou uma investigação (...) sobre um tema ou um tópico que se acredita interessante conhecer. (...) A forma mais convencional, entretanto, de se estudar Projetos, é considerá-los como um complemento aos elementos sistemáticos de uma ou de algumas disciplinas, (...) usados para explorar conceitos e conteúdos.”
Um projeto de estudos, ou projeto de aula, pretende servir ao professor como momento de sistematização de conhecimentos acerca de um mesmo tema, criando espaços, momentos e dinâmicas diferenciadas de aprendizagem das disciplinas “oficiais” que constam no currículo da turma.
É uma forma de ver e rever um mesmo tema em vários sentidos, diferentes olhares, construindo aprendizagens significativas, reais e concretas acerca dele.
Para trabalhar um projeto, o professor deve estar bem preparado, ou seja, além de estar certo do tema que escolherá, também deve cercar-se de todas as informações possíveis, bem como todas as fontes de pesquisa, visitas, palestras, confecção de materiais, etc, que este tema propicia ao projeto, que, por sua vez, deve ser “atraente” aos alunos, despertando a curiosidade investigativa típica de crianças pequenas, favorecendo a construção de conhecimentos que contribuam do Português aos Estudos Sociais.
Planejar um projeto requer que o professor, antes de organizá-lo formalmente “no papel”, reflita sobre alguns pontos:
Escolha do Tema: Quando estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se perguntar, por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos seus alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles; quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a oferecer.
Estabeleça o objetivo (ou os objetivos): Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos