a liberdade segundo aristóteles
Em maio de 1978, sob a liderança de Luís Inácio da Silva, o Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC paulista, 1.600 metalúrgicos da empresa Saab-Scania, em São Bernardo do Campo, entraram em greve. Foi a maior paralisação desde 1968, quando trabalhadores de Osasco (SP) e Contagem (MG) cruzaram os braços. A paralisação da Saab-Scania desencadeou muitas greves operárias entre 1978 e 1980. Nesse período, cerca de 2 milhões de trabalhadores de aproximadamente 400 fábricas interromperam suas atividades.
Além das reivindicações salariais, os operários fizeram uma das maiores oposições à ditadura. Cem mil pessoas reuniram-se no dia 1º de maio de 1980, no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo, em apoio a Lula e aos diretores do sindicato, presos por causa das greves. http://realidadesocialbrasileira.blogspot.com.br/2009/10/as-greves-do-abc-paulista.html Milagre Econômico Brasileiro
O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco.
Principais características deste período:
Aspectos positivos:
- Crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre 7% e 13% ao ano;
- Melhorais significativas na infraestrutura do país;
- Aumento do nível de emprego proporcionado, principalmente, pelos investimentos nos setores de infraestrutura e indústria.
- Significativo desenvolvimento industrial, alavancado pelos investimentos nos setores de siderurgia, geração de eletricidade e indústria petroquímica. O setor foi puxado, principalmente, pelo crescimento e fortalecimento das empresas estatais.