prointer
Este trabalho desenvolve uma proposta de aplicação de Sistema de Gestão Ambiental. É apresentada como estudo, a aplicação da metodologia em uma empresa de pequeno porte do setor alimentício,localizada à Rua Conego Ramiro nº291 quadra L lote 18, no bairro Jundiaí da cidade de Anápolis-Goiás. Especializada na fabricação e fornecimento de sanduiches, cachorro-quente, petiscos, sucos, cremes, açaí, cerveja e chopp.
A gestão ambiental visa o atendimento a requisitos ambientais; porém, o bom desempenho de uma gestão ambiental não se esgota apenas em atendimento de momento. O cuidado ambiental não só impõe a intenção de padrões de qualidade, mas também o resgate de padrões anteriores à intervenção no meio e o seu aprimoramento. É importante que a visão gerencial de uma organização contemple a perspectiva da busca da qualidade ambiental sempre em um patamar superior e que, para tal, o desempenho ambiental seja avaliado periodicamente, identificando-se eventuais necessidades de reformulações no sentido da melhoria contínua (Fornasari Filho e Coelho, 2002).
Para o presente trabalho, a classificação da empresa a seu porte levará em consideração o número de empregados da mesma, conforme critérios do IBGE e SEBRAE, ou seja:
- Pequena empresa: até 99 empregados
- Média empresa: de 100 a 499 empregados
- Grande empresa: acima de 500 empregados. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a grande importância de um Sistema de Gestão Ambiental ao planejamento estratégico de uma organização.
• ETAPA II – DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO APRESENTADA
O primeiro procedimento é o conhecimento do gerenciamento dos aspectos ambientais da referida empresa, Tri Legal Lanches LTDA ME.
Segue breve histórico: Em 24 de outubro de 2004, foi inaugurado o bar do Dila no centro de Porto Alegre, que era ao mesmo tempo, lanchonete, pub e café. Um lugar muito aconchegante, onde você se sentia à vontade e rodeados de amigos. Com uma clientela