para concurso fisica
a) Calcule quanto tempo o avião permanece na pista desde o início do movimento até o instante em que levanta vôo.
Como, por definição, am = v/ t, temos t = v/am. Substituindo os valores do enunciado, obtemos t = (80m/s) ⁄ (2,0m/s2 ), ou seja, t = 40s.
b) Determine o menor comprimento possível dessa pista.
Na situação em que a pista tem o comprimento mínimo (dm), o avião perde o contato com a pista exatamente em seu final. Com isso, usando a equação de Torricelli, v2 – v0 2 = 2am s, obtemos (80)2 = 2 × 2,0 × dm, donde dm = 1600m
2- Um físico alpinista escalou uma alta montanha e verificou que, no topo, a pressão p do ar era igual a 0,44po , sendo po a pressão ao nível do mar. Ele notou também que, no topo, a temperatura T era igual a 0,88To , sendo To a correspondente temperatura ao nível do mar, ambas temperaturas medidas em Kelvin. Considerando o ar no topo e ao nível do mar como um mesmo gás ideal, calcule a razão d / do entre a densidade d do ar no topo da montanha e a correspondente densidade do ao nível do mar.
Resposta: Considerando uma mesma massa M do gás ideal no nível do mar e no topo da montanha, poVo/To=pV/T. Dividindo ambos os membros dessa equação por M e fazendo as identificações Vo/M = 1/do e V/M = 1/d, sendo do e d as respectivas densidades volumares do gás no nível do mar e no topo da montanha, temos po / ( To do) = p / (Td), donde d/do = (p/po)(To/T) = 0,44/0,88, isto é, d/do = 1/2.