PAR EDUCATIVO
Trabalho apresentado ao curso em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário FIEO – UNIFIEO
Orientador: Valdemir Bezerra da Silva
Osasco, 2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2.OBJETIVO
3.MATERIAL E MÉTODOS
4.DISCUSSÃO
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS
6.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................
1. INTRODUÇÃO
O Teste do Par Educativo permite conhecer a relação vincular estabelecida no contexto de aprendizagem e como ela está sendo vivenciada, uma vez que o desenho fornece indicadores gráficos, interpretados segundo critérios estabelecidos e sugeridos na instrução: "desenhe alguém ensinando a alguém aprendendo" (Gola, 1999).
É importante lembrar que um par educativo constitui, de fato, um vínculo em que um processo de aprendizagem está presente e pode promover desenvolvimento, não necessariamente inserido no cenário escolar ou referente à educação formal (Verthelyi, Hirsch e Braude, 1985). Como resposta à solicitação de desenhar um par educativo é possível a representação de uma criança com um adulto da família (pai, mãe, avós), de dois adultos ou mesmo de duas crianças.
2. OBJETIVO Compreender como é percebido pelo paciente a relação entre quem ensina, quem aprende e o objeto de conhecimento. Obter compreensão do significado atribuído por ele á aprendizagem, a maneira como ele vivencia este processo e como ele se percebe em relação ao ensinante. Esta compreensão favorecerá a identificação da modalidade de aprendizagem do sujeito em questão (Andrade 2011). Nesta prova pode-se relacionar a relação ensinante/aprendente com a percepção que o sujeito traz da sua relação com a figura materna e posteriormente com a figura paterna (Andrade, 2011).
3. MATERIAL E MÉTODOS
Material: papel