Paquímetro
16/06/14
LÍNGUA E CULTURA DO TUPI GUARANI
INTRODUÇÃO
O objetivo da pesquisa é apresentar elementos de língua e da Cultura do Tupi Guarani, tribo indígena que habitava na região da América do Sul.
Geografia
Localização- Embora seminômades, habitavam boa parte da costa do litoral brasileiro, e muitas outras áreas da América do Sul como: Paraguai, Argentina, e Uruguai.
História
Origem- Provenientes da migração de povos asiáticos, segundo teorias como a do estreito de Bering, uma ponte de gelo que supostamente existiu a dez mil anos na ligação mais estreita entre o continente asiático e americano.
Etnias - Mais de 9 etnias, mas bem semelhantes.
Colonizadores Europeus – Rebeliões indígenas contra a colonização.
Culturas
Religião- Eram politeístas, acreditavam em vários deuses.
Músicas e Danças- “ [...] podiam preservar grande parte de suas memórias e tradições. Elas fazem parte de cerimônias no cotidiano. ” (Moises, 2012, on-line)
Artes
Arquitetura- Moram em ocas (casa de índio)
Artesanato- A palha era utilizada para fazer cestos, redes e outros objetos. Além de armas e utensílios feitos de diversas madeiras e pedras.
Gastronomia- Alimentação rústica e natural (incluindo insetos)
Língua/Dialeto- possuíam uma linguagem monossilábica, onde longas palavras geralmente se tornavam frases.
Tipo e Expressões- paranapiacaba (lugar de onde se vê o mar)
Curiosidades
Vídeo- Xondaro (dança dos guerreiros)
Conclusão
Diante desse estudo é possível observar a influência dos tupis na cultura brasileira, desde nossos costumes à nossa língua.
Referências
Tupi-guarani: Nossa História, Disponível em http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/tupi-guarani-nossa-lingua-brasileira-435907.shtml Acesso em: 09 jun. 2014
Mitologia Brasileira – Panteão Tupi-Guarani, Disponível em: http://mitologiabrasileira.blogspot.com.br/2013/03/mitologia-brasileira-panteao-tupi.html Acesso em: 10 jun. 2014
RIBEIRO, Darcy. O Povo