paquimetros
TEMPERATURA e CALOR: Cap. 18. Halliday e Resnick
Temperatura
A temperatura é uma das grandezas fundamentais do SI e está relacionada às nossas sensações de quente e frio.
É medida com um termômetro, instrumento que contém uma substância com uma propriedade mensurável, como o comprimento ou pressão, que varia de forma regular quando a substância se torna mais quente ou mais fria.
Lei zero da Termodinâmica
Quando um termômetro e um objeto são postos em contato entram em equilíbrio térmico após um certo tempo. Depois que o equilíbrio térmico é atingido a leitura do termômetro é tomada como sendo a temperatura do objeto.
A lei zero nos diz que: “Todo corpo possui uma propriedade chamada temperatura.
Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, suas temperaturas são iguais e vice-versa”.
Usamos a lei zero constantemente no laboratório. Quando desejamos saber se os líquidos em dois recipientes estão à mesma temperatura, medimos a temperatura com um termômetro.
A lei zero da termodinâmica diz que, quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, eles terão igualdade de temperatura entre si.
Medindo a Temperatura
Escala Kelvin
No SI, a temperatura é medida na escala Kelvin, que se baseia no ponto triplo da água
(273,16 K). A água, o gelo e o vapor podem coexistir, em equilíbrio térmico, para apenas um conjunto de valores de pressão e temperatura.
O tamanho de um grau na escala Kelvin é escolhido para ser idêntico ao tamanho de um grau na escala Celsius. Ou seja, na escala Kelvin -273,15ºC representa o ponto (0 K).
Escala Celsius e Fahrenheit
A escala de temperatura mais comum no uso diário nos Estados Unidos é a escala
Fahrenheit Essa escala ajusta a temperatura do ponto de congelamento em 32ºF e a temperatura do ponto de vapor em 212ºF. A escala Fahrenheit de temperatura é definida através da equação:
9
TF TC 32
5
1
Física Geral B –