MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Desde os primórdios da civilização, a contabilidade tem se apresentado como instrumento de mensuração das atividades empresariais, capaz de demonstrar a qualquer tempo a situação financeira e econômica de uma entidade através do balanço patrimonial. Este segundo Iudícibus (1986) é uma das mais importantes demonstrações contábeis, onde podemos apurar a situação patrimonial de uma entidade em um determinado momento. Apresenta-se nesta demonstração o ativo, passivo e patrimônio líquido.
As análises dos dados do ativo, passivo e patrimônio líquido durante determinado período é uma tarefa muito trabalhosa, devido isso há necessidade de se resumir a apresentação dos dados de forma adequada, para que as pessoas interessadas possam entender a situação da empresa (IUDÍCIBUS, 1986).
Portanto o trabalho apresentado trata do tema ajuste de avaliação patrimonial, qual sua função e como elaborá-lo, visto que é necessário o balanço patrimonial como base de apoio, sendo o ajuste de avaliação patrimonial uma forma de correção dos valores do ativo e passivo ao valor justo (JOCHEM, 2012).
O Ajuste de Avaliação Patrimonial foi introduzido através da lei nº 11.638/07 a qual incluiu como subgrupo do patrimônio líquido. Não pode ser confundido como reserva, e não pode ser reavaliado, pois não possui relação com o mercado, mas sim com o valor justo (JOCHEM, 2012).
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo geral
Estudar a conta de Ajuste de avaliação patrimonial.
1.2.2 Objetivos Específicos
• Qual sua função;
• Qual sua técnica de funcionamento
1.3 JUSTIFICATIVA
Visto que a situação econômica e financeira de uma entidade é demonstrada através de informações confiáveis contidas no Balanço Patrimonial e DRE, dá-se a importância da conta Ajuste de Avalição Patrimonial, neste estudo, devido ao fato de que podem acontecer mudanças consideráveis nos preços de determinados bens com o decorrer do tempo, a partir do período de obtenção dos mesmos. Essas