ecografia da região cervical
Ecografia Cervical: O pescoço será o órgão que será analisado.
A Ultrassonografia de Região Cervical é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões dos órgãos e estruturas dessa região (cervical, tireóide, glândulas salivares, parotidas).
É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.
Com horário marcado.
Procedimento:
O paciente deita-se em uma maca.
O médico coloca um gelna região a ser examinada para deslizar melhor o transdutor em sua pele.
Quando for obter as imagens, o médico lhe pedirá que permaneça imóvel.
Siguir as instruções, pois isso contribui para o êxito do exame.
O exame dura em média15 minutos e é indolor.
Evitar roupas com golas altas.
Levar exames anteriores que possam ser importantes para comparação.
Figura 1 -. Secção transversal de modo B da região cervical direita na altura da glândula tireoide http://zl.elsevier.es/es/revista/radiologia-119/caso-1-13107340-casos-imagen-2007 PARÓTIDA A Ultrassonografia de Parótida é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.
Figura 2, mostra parotidite aguda, Ultrassonografia mostra que afetou a glândula parótida ( seta ) com múltiplas lesões nodulares hipoecoicas no parênquima ( setas ) http://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0370-41062001000500007&script=sci_arttext Ecografia Glândulas Salivares
Descrição e Finalidade do Exame
A ecografia das glândulas salivares é um exame indolor, inócuo e sem desconforto que utiliza ultra-sons permitindo o estudo das glândulas parotídeas, submaxilares e sublinguais.
Permite a