paquimetro
Paquímetro
Nome: Rodrigo Nunes Charra da Silva
Turma: 3122
Professor: NELSON
Introdução Teórica
Desde a antiguidade o homem necessitou da idéia de medidas. Para avaliações, para comparações ou até mesmo para sua curiosidade. As idéias e métodos de medidas sempre estiveram ligados a vida do ser humano, por isso é tão importante dispormos de várias técnicas de medidas para se adequarem a qualquer tipo de medição, pensando nisso o homem criou e desenvolveu muitos instrumentos que o auxiliaram nestas tarefas.
Um dos instrumentos utilizados pela humanidade é o paquímetro, também nomeado de calibre, que consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
Figura 1.1 – Paquímetro.
Este instrumento de medição é utilizado para medições milimétricas de alguns objetos e dispõe de especialidades, pois proporcionam a quem os utiliza a possibilidade de várias combinações de posições e tipos de medidas como a capacidade de medirem-se profundidades, extremidades ocas, cumprimentos, diâmetros internos e externos de tubos e na transformação de milímetros em polegadas e vice-versa.
Além do paquímetro universal que foi o utilizado neste experimento, existem outros tipos como o paquímetro digital, o paquímetro com relógio, o paquímetro duplo e outros.
O paquímetro é constituído basicamente de uma régua graduada com encosto fixo sobre a qual desliza um cursor. Abaixo seguem o nome e a localização das principais partes do paquímetro;
Figura 1.2 – Partes do paquímetro.
1. Orelha fixa;
2. Orelha móvel;
3. Nônio ou vernier (polegada);
4. Parafuso de trava; 5. Cursor;
6. Escala fixa de polegadas;
7. Bico fixo;
8. Encosto fixo;
9. Encosto móvel;
10. Bico móvel;
11. Nônio ou vernier (milímetro);
12. Impulsor;