Paquimetro
PAQUÍMETRO
Aplicação: São instrumentos de medição de precisão, provavelmente os mais utilizados na engenharia mecânica devido à facilidade de uso. Compõe-se basicamente de uma régua graduada sobre a qual movimenta-se um cursor.
O paquímetro é usado para medições, lineares,internas,externas, ressaltos e de profundidade em peças. É uma régua graduada, com encosto fixo, onde existe um cursor deslizante.
O cursor ajusta-se a régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Possui uma escala auxiliar para a leitura de frações da menor divisão da escala principal. É chamada de nônio ou vernier.
Os paquímetros costumam apresentar resoluções de 0,05 mm, 0,02 mm, 1”/128 e 0,001”.
Tipos de paquímetros
O Principio do Nônio
O Nônio possui uma divisão a mais que a unidade usada na escala fixa
Principio de funcionamento
Suponhamos que duas réguas A e B, sendo a régua A com comprimento de 10 mm dividida em 10 partes iguais e a régua B com comprimento de 9 mm dividida também em 10 partes iguais.
Cada divisão da régua A tem uma dimensão de 1 mm enquanto a divisão da régua B tem uma dimensão de 0.9 mm. A divisão de 1 mm da régua A corresponde à da escala principal do paquímetro enquanto a divisão de 0.9 mm da régua B corresponde à divisão da escala do nônio.
Quando os zeros das duas réguas estiverem coincidindo, a distância que separa as primeiras linhas será de 0.1 mm, das segundas 0.2 mm e assim sucessivamente. Se movermos o cursor do paquímetro até que as primeiras linhas coincidam, a distância entre as linhas dos zeros será 0.1 mm, que corresponde a abertura dos bicos, das orelhas e da vareta de profundidade.
Se houver a coincidência da quinta linha, a distância entre os zeros, e conseqüentemente dos bicos, será de 0.5 mm.
Resolução
Calculo da resolução
Tipos de Medição