semaforos inteligentes
TEMA – Smart Traffic:
SISTEMA DE SEMAFORO INTELIGENTE
INTRODUÇÃO
1.1. OBJETIVO GERAL Obter um projeto de semáforo que seja mais eficiente que os empregados hoje no transito em São Paulo.
1.2. OBJETIVO ESPECÍFICO O aumento da eficiência do projeto “Semáforo Inteligente”, tomando como referencia o semáforo atualmente empregado, obterá um ganho direto no aumento da fluidez e ainda propiciará vários ganhos indiretos tais como:
Redução do impacto ambiental devido redução da emissão de poluentes originários da queima de combustíveis fosseis;
Redução de assaltos em semáforos;
Redução de acidentes, especialmente no período noturno;
Economia de combustível;
Redução no tempo de trajeto;
Utilização mais eficiente de energia elétrica;
E a melhor utilização das vias públicas.
Para isso, pretende-se desenvolver um semáforo inteligente que será constituído por um sistema de sensores que propiciará uma fluidez maior do transito e mantendo ainda informações em um banco de dados para uma avaliação estatística.
1.3. JUSTIFICATIVA O grande crescimento da frota de veículos devido à facilidade de credito, crescimento populacional, redução dos preços com modelos mais simples, automatização dos processos de produção pelas montadoras objetivando a redução do custo de produção em escala, são alguns dos fatores que impelem este crescimento não apenas em São Paulo, mas em todas as metrópoles brasileiras.
1.4. PROBLEMA Em direção contraria a este crescimento da frota de veículos está o controle do fluxo de veículos nas vias públicas, especialmente naquelas onde há uma grande quantidade de veículos transitando durante todo o dia e a noite. Em detrimento a estes fatores, nasce a necessidade de se obter um controle mais eficaz e com dados em tempo real das condições destas importantes vias.
A principio o semáforo inteligente poderá ter um custo mais elevado que o seu antecessor, no entanto os benefícios à