topografia apostila
É uma palavra que tem origem grega. Vem de topos = lugar e graphein = descrever, portanto significa “descrição do lugar”.
É a ciência aplicada cujo objetivo é representar no papel a configuração de uma porção de terreno com as benfeitorias que estão em sua superfície. Ela permite a representação, em planta, dos limites de uma propriedade, dos detalhes que estão em seu interior
(cercas, construções, campos cultivados e benfeitorias em geral, como córregos, vales, etc.).
E a topografia que, através de plantas com curvas de nível, representa o relevo de solo com todas as suas elevações e depressões. Também permite conhecer as diferencias de nível entre dois pontos, seja qual for à distância que o separe; faz-nos conhecer o volume de terra que deverá ser retirado (corte) o colocado (aterro) para que um terreno, originalmente irregular, torna-se plano, para nele se edificar ou para quais quer outra finalidades.
A topografia possibilita-nos, ainda, iniciar a perfuração de um túnel simultaneamente de ambos os lados de uma montanha com a certeza de perfurar apenas um túnel e não dois por erro de direção, uma vez que fornece as direções exatas.
FINALIDADE: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia.
(DOMINGUES, 1979).
2
IMPORTÂNCIA: ela é à base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES,
1979). Portanto, é fundamental o