Semaforo Inteligente
Aplicado em via movimentada de São Paulo, sistema inteligente melhorou o trânsito, reduzindo atrasos e paradas em até 30%
inShare
Scott Olson/Getty Images
Sistema planejou tempos dos sinais de seis cruzamentos de uma avenida de São Paulo
São Paulo - Um sistema inteligente de ajuste e sincronização de semáforos de tempo fixo, que melhora o fluxo de trânsito, reduzindo atrasos e paradas em até 30%, é o principal resultado da dissertação de mestrado do engenheiro eletrônico Bruno Serno Mugnela, apresentada na Escola Politécnica (Poli) da USP.
Leia Mais
19/09/2013 | Governo lança incentivo para empresas que promovam pesquisas
19/09/2013 | Senado aprova multa de quase R$ 2 mil para "racha"
19/09/2013 | FAPESP está entre maiores em registro de patentes no Brasil
19/09/2013 | Fóssil de réptil no Alasca pode representar nova espécie
O trabalho, que foi orientado pelo professor Marcio Lobo Netto, coordenador do Núcleo de Ciências Cognitivas e Vida Artificial do Laboratório de Sistemas Integrados, gerou o Genpolis. Trata-se de um simulador ou programa de computador que, a partir do número de carros e da velocidade com que eles circulam numa grande avenida ou região de uma cidade, por exemplo, determina os melhores tempos de verde e vermelho de cada sinal, para melhorar a fluidez do tráfego.
Como teste, o sistema gerou um plano semafórico, isto é, planejou os tempos dos sinais sincronizados de seis cruzamentos na Avenida Padre Antônio José dos Santos, uma das mais movimentadas vias do bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo. Com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o plano foi elaborado para os horários de pico da manhã e da tarde.
A melhora da fluidez do trânsito foi tão boa que a CET decidiu manter os planos resultantes das simulações do Genpolis. “Na rua, o que pôde ser observado foi um nítido ganho de fluidez e redução das filas de carros”, conta Mugnela. “Além disso, o resultado