Paquimetro
Introdução
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
Objetivo
O objetivo do experimento é conhecer e familiarizar com o uso do paquímetro, aprender os métodos de medição visando a sua melhor utilização em diferentes tipos de medições.
Após as medições de cada peça, determinar suas respectivas larguras e diametros.
Embasamento Teórico
Utilizamos no experimento de um paquímetro universal, é o paquímetro mais utilizado e serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
Elementos do paquímetro universal:
Em um paquímetro temos: Orelha fixa (01), Orelha móvel (02), Nônio ou vernier em polegadas (03), Parafuso e trava (04), Cursor (05), Escala fixa (06), Bico fixo (07), Encosto fixo (08), Encosto móvel (09), Bico móvel (10), Nônio ou vernier em milímetros (11), Impulsor (12), Escala fixa de milímetros (13), Haste de profundidade (14).
Procedimentos Experimentais
Para realizarmos o experimento utilizamos um paquímetro universal, um retângulo metálico com duas cavidades e dois circulos metálicos com uma cavidade central.
Realizamos a atividade que nos pedia o