Paquimetro
Física Experimental 1.
Paquímetro
Pâmela Freitas Melo da Silva
Matricula: 201308195818
Rio de Janeiro
2014
1- Introdução:
Paquímetro: É uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Com ele podemos medir muitos objetos pequenos como pregos, parafusos, porcas etc.
Para realizar a medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que fique justa a peça.
Existem diversos tipos de paquímetro no mercado. O nosso, escolhido e utilizado, é o Paquímetro Universal que, por sua vez, é o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
1.1 Objetivo:
Realizar experimentos fazendo uso do paquímetro, aplicando os conhecimentos adquiridos no estudo da teoria de erros e medidas. Familiarização com o uso do paquímetro e com a leitura do nônio. Uso da teoria. Determinação direta das dimensões de um sólido.
2- Revisão Bibliográfica:
O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
Figura 1.
Temos:
1. Orelha fixa
2. Orelha móvel
3. Nônio ou vernier *(polegada)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala fixa
7. Bico fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto móvel
10. Bico móvel
11. Nônio ou vernier (milímetro)
12. Impulsor
13.