Logistica de Mercado
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Tecnólogo em Processos Gerenciais – EMD0207 – Gestão de Custos
30/10/2013
RESUMO
O presente trabalho abordará o estudo da logística de mercado, evidenciando uma outra forma de gerenciamento da distribuição física e atualmente ganhou outro nome: Logística de Mercado que tem seu conceito baseada não somente no gerenciamento de cadeia de suprimentos, de matérias primas, confecção de produtos e entrega nos clientes como seu destino final, procurando considerar as exigências do mercado-alvo protegendo a cadeia de suprimentos diminuindo seus custos de distribuição.
Palavras-chave: logística, mercado, matérias-primas.
1 INTRODUÇÃO
As empresas começam a sentir necessidade de se organizarem logisticamente, implementando melhorias de processo de transporte, recebimento, armazenagem e atendimento de pedidos e ai, alguém do alto escalão vem com a solução mágica de contratar alguém “qualificado”, nesse negócio de logística. Isso pode gerar um efeito em cascata que, no final das contas, vai “queimar” o profissional contratado, elevar o antigo departamento de transportes ao “olimpo” corporativo e certamente “pichar” o termo “logística” na diretoria.
2 LOGISTICA DE MERCADO
No entender da HARPIA.concept, inspirada no processo analítico de mercado, a distribuição física precisa ter sua função estratégica ampliada para atender as exigências do mercado-alvo. As mercadorias precisam ser entregues aos clientes com agregação de valor para a satisfação dos mesmos diminuindo seus custos de distribuição. O conceito é considerar as exigências do mercado-alvo projetando a cadeia de suprimentos em um processo retroativo, ou seja, planejando, implementando e controlando seus fluxos físicos de materiais, produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender as exigências dos clientes e lucrar com seu atendimento. O Projeto de pesquisa foi