paquimetro
A prática teve como objetivo principal o conhecimento do paquímetro (instrumento bastante utilizado em laboratórios), e familiarização com o seu uso, bem como praticar os conhecimentos sobre algarismos significativos. Competências estas estimuladas através da medição de três peças diferentes (arruela, cilindro oco e peça com furo cego).
2. MATERIAL:
Para este procedimento foram usados os seguintes materiais:
Paquímetro;
Arruela;
Cilindro;
Peça com furo cego;
Régua.
3. INTRODUÇÃO:
O paquímetro é um instrumento de mensuração que consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor, possuindo duas escalas fixas. Na parte inferior a graduação em milímetros e na parte superior do corpo a graduação em polegadas. Ele como instrumento de precisão é muito utilizado para medir dimensões lineares sejam elas medidas internas, externas, espessura, altura ou profundidade de um objeto. Bastante usado na fabricação de peças mecânicas, suas medições de precisão milimétricas tornam-se indispensáveis.
Este difere da régua comum por ser equipado de uma régua móvel (nônio) que permite leitura precisa com décimos de milímetros, responsável pela precisão do paquímetro. Suas superfícies são planas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável, apresentando uma resolução de 0,05mm (medida obtida quando divide--se 1mm por 20 partes ).
Para seu manuseio é importante o conhecimento de algarismos significativos já que as medidas saem com um maior número deles, permitindo uma maior aproximação da medida real dos objetos medidos. Para isso, uma informação importante é que: o “0” à esquerda antes da vírgula não é significativo, porém qualquer “0” a direita é significativo.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Os procedimentos consistiram em fazer medições dos instrumentos já apresentados acima.
Mediu-se diâmetro, altura e espessura.
Dimensões da arruela:
MEDIDA1
MEDIDA 2
MEDIDA 3
MÉDIA
DIÂMETRO EXTERNO