Paquimetro
TROCAS DE CALOR
Sumário
1. Objetivo 3
2. Introdução 4
3. Materiais Utilizados 5
4. Procedimentos Experimentais. 6
5. Resultados 8
6. Conclusões 10
7. Referências 11
1. Objetivo
O experimento teve como objetivo verificar a conservação da energia térmica entre dois sistemas de temperaturas diferentes. Aferir uma medida de água quente, depois da água fria, misturar as duas e saber quanto de calor é conservado, experimentalmente e teoricamente, averiguando a porcentagem de variação entre elas.
2. Introdução
Quando são colocados em contato dois ou mais corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um certo intervalo de tempo, todos atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura para os de menor temperatura. Essa energia térmica em trânsito denomina-se calor.
Unidades de Quantidade de Calor
Caloria (cal) é a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1g de água de 14,5°C a 15,5°C,sob pressão normal.
No SI, a unidade de quantidade de calor é o joule (J) A relação entre a caloria e o joule é: 1cal = 4,186J
3. Materiais Utilizados
Neste experimento utilizaremos um equipamento simples, composto pelos seguintes elementos citados abaixo :
- Calorímetro
- Balança Eletrônica;
- Termômetro Digital
- Aquecedor de água;
- Água quente e fria
4. Procedimentos Experimentais.
Primeiramente, certificar-se que todos os recipientes estão com uma temperatura ambiente para que não aja nenhum dissipador de energia externo, pese o recipiente vazio para mais tarde obter a massa de água que contem cada um deles (tara).
4.1. Caso 1
Trabalhando com uma quantidade de 100 ml de água fria dentro do recipiente,