Paqu Metro
Historia:
O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Encontramos pela literatura que foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Este princípio é chamado de vernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos.
Composição:
O paquímetro foi construído baseado numa régua temperada com graduação em milímetros e polegadas, dotada de um bico fixo de medição e um conjunto de nônio, também chamado de cursor, constando das escalas secundárias, do bico de medição móvel, e um parafuso de fixação.
Tipos:
Existem diversos tipos de paquímetros. São paquímetros:
- paquímetros eletrônicos digitais: Como principais características deste tipo de paquímetro há a realçar a leitura rápida que nos permite a eliminação do erro de paralaxe e a possibilidade de conectá-lo a uma impressora que permita registar e imprimir os dados recolhidos. Em consequência desta última característica relativa à saída de dados para a impressora, dizemos também tratar-se do tipo de paquímetro ideal para o controle estatístico.
- paquímetros mecânicos com relógio: A configuração deste tipo de paquímetro continua sendo bastante similar ao do convencional, sendo que a parte correspondente ao nónio é aqui substituída por um relógio. A existência do mostrador em forma de relógio sobre o cursor surge com o intuito de facilitar a leitura ao operador e reduzir a probabilidade de ocorrer engano.
- paquímetros simples com nônio (Convencional)
- paquímetro de profundidade: Como o próprio nome indica, este tipo de instrumento foi especialmente concebido para medir profundidades de todos os tipos, como por exemplo, rasgos, furos e rebaixos.