Calibra o Paqu metro
Introdução
A partir de experimentos e com os instrumentos adequados, podemos observar com clareza a dimensões de objetos que em alguns casos seriam inviável, isto se dá através da metrologia. Neste relatório será apresentado um instrumento metrológico chamado paquímetro, que tem como função a precisão tanto em diâmetros externos, como diâmetros internos e sua profundidade. O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor com uma escala auxiliar que permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. Do ponto de vista técnico, quando realizamos uma medição esperamos que ela seja ao máximo exata, mais próxima do valor verdadeiro, e que apresente as características de repetitividade, concordância entre os resultados de medições sucessivas efetuadas sob as mesmas condições, e reprodutibilidade, concordância entre os resultados das medições efetuadas sob condições variadas. A partir dos experimentos feitos em laboratório concluímos que as medições devem ser feita de maneira cuidadosa, tanto em relação às medidas quanto ao funcionamento do aparelho, que deve estar calibrado, para sua melhor precisão.
Objetivo
O objetivo do trabalho é a calibração de um paquímetro universal, porém será abordada somente a calibração do medidor externo do mesmo, utilizando determinadas montagens de blocos padrão. Busca-se com isso efetuar o controle em certo número de posições da capacidade de medição, obtendo algumas características metrológicas do instrumento de medição, tais como: erros, incertezas e curva de erros.
Resultados Obtidos:
Para as medições foi utilizado um paquímetro de modelo Stainless Hardened com número de série 11/16465, sendo ele do modelo Starrett 125MFB. O jogo de bloco padrão foi utilizado o número de série 0,31,191-7. E para o protetor de bloco padrão foi utilizado o