Rela Paqu Metro
1. INTRODUÇÃO
1
1.1 PRINCÍPIO DE VERNIER
1
1.2 PAQUÍMETRO
2
2. OBJETIVO
2
3. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA
2
4. DADOS APRESENTADOS
3
5. QUESTÕES
5
6. CONCLUSÃO
6
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
7
1. INTRODUÇÃO
1.1 PRINCÍPIO DE VERNIER O Vernier ou Nônio é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, sua finalidade é proporcionar uma medida mais precisa do que a feita somente com a escala fixa. O cursor possui uma pequena escala, possibilitando ler até 1/10 de milímetro, ou até mais, em alguns paquímetros especiais. Para calcular a aproximação, ou seja, a sensibilidade do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide-se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio). A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados seus inventores.
1.2 PAQUÍMETRO
Figura 1: Paquímetro - 1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.
O paquímetro foi inventado por Pierre Vernier, em 1631, e atualmente é bastante popular para tomada de medições rápidas e precisas. Ele utiliza duas escalas graduadas: a escala principal (fixa) e uma escala graduada móvel, chamada de Nônio ou Vernier. É muito usado para medir dimensões lineare internas, externas e de profundidade de uma peça. Sua escala é graduada em milímetros ou em polegadas.
2. OBJETIVO
Manuseio de paquímetro universal mecânico e verificação do funcionamento do princípio de Vernier (nônio).
3. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA
Após explicações sobre o princípio de funcionamento do paquímetro mediu-se as dimensões das peças fornecidas. Os resultados foram anotados em tabelas. Todos integrantes do grupo mediram uma das peças. O objetivo é verificar o erro de medição do aparelho. E cada