Papiloma vírus
* Prevenção do câncer de colo uterino
* Nova forma de diagnosticar o câncer de mama
Em 70% dos casos, ele é decorrente da infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano), a DST (Doença Sexualmente Transmissível) mais comum no mundo. Calcula-se que 600 milhões de pessoas no planeta estão infectadas com o vírus e que 75% a 80% da população mundial irão adquirir HPV em algum momento da vida.
O número de infecções é grande, mas o diagnóstico precoce da doença pode ser feito facilmente pelo Papanicolaou. O exame preventivo mostra as alterações das células que podem desencadear o tumor cervical. Porém, como a infecção muitas vezes é assintomática, grande parte dos infectados fica sem saber que está contaminada e que pode transmitir o vírus.
* Qual a periodicidade do Papanicolaou?
* Vacinação contra papilomavírus
O primeiro passo para se proteger é conhecer os indícios que podem sinalizar a infecção pelo HPV. Entre os mais de 100 tipos diferentes do vírus, de 30 a 40 podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos, provocando verrugas genitais e tumores benignos e malignos na garganta, além de cânceres na vagina, na vulva, no ânus ou no pênis.
Para conscientizar a população, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia das Doenças do HPV disponibilizou o Guia do HPV na internet, que traz informações importantes sobre a doença, inclusive como diagnosticá-la, esclarecimentos sobre dúvidas frequentes e uma lista com mitos e verdades sobre a