Papiloma Vírus Humano
Papiloma vírus humano é um DNA vírus não cultivável da família do Papillomaviridae que possui um DNA circular de filamento duplo, que é envolvido por um capsídeo proteico. Ele depende da diferenciação epitelial para completar o seu ciclo. O produto da expressão viral do gene é regulado de acordo com a migração da célula basal em direção à superfície epitelial. A expressão dos genes na camada profunda do tecido epitelial (células basais) induzem a célula para a fase S (duplicação do DNA), criando um ambiente que é propício para a replicação do genoma viral e a produção de virions infectantes, ou seja, em consequência da infecção, o DNA viral se estabelece em todas as camadas do epitélio, mas os vírions intactos são achados apenas na camada superficial do tecido. Esses vírus são capazes de induzir tumores benignos e malignos como os do colo de útero.
Classificação
Os principais tipos de HPV identificados em lesões recorrentes podem ser classificados como baixo, intermédio e alto-risco, de acordo com o número de diagnósticos histopatológicos. São eles: HPV 42 ao 45, 51,52,56,58 ,59 e 68. Em mais da metade de carcinomas glandulares também foi detectado o HPV 18 apresenta uma afinidade especial pelo epitélio glandular. Alguns HPV ainda não identificados são detectados em 25% dos cânceres de baixo e alto grau.
O Câncer
O câncer do colo do útero é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem demorar muitos anos para se transformar em câncer. As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem. Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, se