Nike o amanhã começa agora
Antes de se elaborar um projeto de marketing para a Nike visando explorar as oportunidades criadas pelas olimpíadas no Rio de Janeiro, a Rio 2016, vale destacarmos algumas particularidades que diferenciam os dois eventos, embora nas olimpíadas tenhamos torneio de futebol. Seguem os pontos.
Complexidade:
Na copa do mundo tivemos 32 seleções e cada uma tinha o seu fornecedor de materiais esportivos.
Nas olimpíadas temos milhares de atletas e cada um com seus patrocinadores e fornecedores de materiais esportivos.
Na copa do mundo FIFA temos os patrocinadores oficiais, dentre eles a Adidas, que forneceu as bolas oficiais dos jogos e tinha ainda o direito de uso do nome em eventos, o que lhe deu uma enorme vantagem competitiva sobre o seu principal concorrente a Nike.
Diferentemente dos estádios da Copa do Mundo de futebol, as arenas olímpicas não têm anúncios ao seu redor. Com isso, os fornecedores de tênis e roupas esportivas se tornam as mais visíveis marcas aos olhos do mundo.
O fato de haver muitos patrocinadores contribui para um problema identificado pelos Organizadores e parceiros dos jogos olímpicos de Londres, que é a dificuldade de o público-alvo lembrar a marca dos patrocinadores oficiais e a confusão era tanta que alguns entrevistados citaram marcas que sequer patrocinaram o evento, ora o principal motivo de se patrocinar um evento esportivos é a oportunidade que uma marca tem de ocupar um espaço nos corações e mentes de seu público-alvo.
Existem muitas outras questões que poderíamos citar, o que exigiria pesquisas mais criteriosas e detalhadas, porém podemos sugerir algumas estratégias que poderiam se mostrar eficientes à Nike no seu objetivo de manter a sua posição de líder mundial de materiais esportivos e aproveitar as oportunidades que surgirão nas olimpíadas do Rio de Janeiro. Que descrevemos abaixo.
Patrocínio ao Comitê olímpico local (Rio 2016)
Uma das sugestões de nossa equipe é a