Trabalho
Levar as melhores cervejas geladinhas das fábricas até a sua mesa é uma tarefa que desafia os melhores planejamentos estratégicos e logísticos. Já pensou fazer isso também cuidando do meio ambiente? A Ambev pensou e já está sendo reconhecida por isso. Em reportagem do jornal Brasil Econômico publicada no último dia 30, a logística verde da Ambev aparece em destaque. Nas próximas linhas, vamos explicar como é feita a logística da Ambev, que leva cerveja gelada para o Brasil inteiro, e como é essa árdua, mas criativa e gratificante tarefa de satisfazer você e o planeta.
Com um país tão grande em extensão territorial, a distribuição de produtos de venda nacional exige muito trabalho. O programa de compartilhamento de frota entre a Ambev e outras empresas do segmento de alimentos e bebidas é uma forma inteligente de atingir resultados e ajudar o meio ambiente. A iniciativa da Ambev reduz os custos com combustível, a emissão de C02 e, consequentemente, os impactos ambientais.
“Desde o início desse sistema, no ano passado, conseguimos reduzir 4 mil toneladas de emissões de carbono com uma economia de 1,5 milhão de litros de óleo diesel”, disse o gerente de transporte da Ambev, Leandro Fluvierz, à página semanal sobre sustentabilidade do Brasil Econômico.
Basicamente, os caminhões que retornariam vazios às fábricas da companhia, depois de abastecer os CDDs (Centros de Distribuição Direta), passaram a fazer os trajetos de volta carregados de produtos de empresas parceiras (como PepsiCo, Unilever, Sara Lee e Sadia). Em troca, os parceiros também transportam os produtos dos demais, nas mesmas condições. Simples e genial, não é? Percebeu que até o trânsito é aliviado com essa iniciativa?
Como funciona toda a logística Ambev?
Para começar, cada fábrica da empresa tem unidades capazes de envasar as bebidas que saem da linha de produção. Depois de embaladas, elas passam por um processo de pasteurização e um rígido controle de qualidade, para que