Álgebra e suas aplicações na Arquitetura
Num estudo cientifico, a importância do conhecimento do contexto histórico do objeto é relevante para a melhor compreensão do próprio tema em si. Desta forma, desenvolveu-se este trabalho com o intuito de falar resumidamente sobre a origem da álgebra e do cálculo na humanidade e sua aplicação na arquitetura.
História da Álgebra
A Álgebra é um ramo da matemática que está designada para o estudo das generalizações dos conceitos e operações de aritmética, onde essas generalizações são possíveis quando usado símbolos e letras para representar incógnitas.
A origem da álgebra nos remete a Antiga Babilônia, cujos matemáticos desenvolveram um sistema aritmético avançado, no qual eles foram capazes de aplicar fórmulas e calcular soluções para incógnitas. Os babilônios não se interessavam por soluções exatas mas sim pelas soluções posicional e aproximadas. Uma famosa tabela é a Plimpton 322, criada entre 1600 e 1900 AC, a qual exibe os ternos pitagóricos e representa o que havia de mais avançado antes do período grego. Os gregos do período clássico não aceitavam a existência de números irracionais e evitavam inconvenientes algébricos através da representação geométrica das quantidades. Esta abordagem retardou por muitos séculos o avanço da álgebra até que o grego Diofante de Alexandria (325 a 409 d.C) teve a ideia de usar símbolos para representar ideias. Mas infelizmente essa ideia não chegou a ser bem trabalhada, pois era uma época da queda do império romano.
Só com a ascensão do império árabe por volta do ano de 650 aproximadamente é que foram retomados os estudos matemáticos. O Califa Al-mamum que assumiu o trono e governou até 833, criou em Bagdá um grande centro de estudo conhecido como Casa da Sabedoria (em árabe: Bayt al-Hikmah), no qual ele procurou juntar todas as mentes mais brilhantes entre os