HPV papiloma virus humano
Uma DST causada pelo Papiloma vírus humano. É um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital
(entre outras nomenclaturas). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.
O Papanicolau, exame de prevenção do câncer ginecológico pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Estima-se que 25% das mulheres sexualmente ativas estejam infectadas pelo vírus HPV, os de baixo risco e os de alto risco.
Transmissão
A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada.
A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.
Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Outra forma de transmissibilidade é a transmissão vertical (mãe para filho durante o parto normal).
Não está comprovada a possibilidade de contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.
Sintomas
A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido ao de couve-flor na pele e nas mucosas.
No homem, é mais comum na cabeça do pênis
(glande) e na região do ânus.
Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero.
As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas através de exames específicos. Se forem mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis. Diagnóstico
O método mais simples de detecção do HPV é a observação das verrugas