HPV-PAPILOMA VÍRUS HUMANO
PAPILOMA VÍRUS
HUMANO
ENFª PATRÍCIA FABIANA DOS REIS PINHEIRO
COREN-SP 434731
2015
O QUE É HPV ( PAPILOMA VÍRUS
HUMANO)
O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco
(não relacionadas ao aparecimento de câncer). QUAIS OS TIPOS DE EXAME PODEM
DETECTAR O HPV?
O diagnóstico de infecção pelo HPV é feito através da pesquisa do DNA/RNA do vírus na amostra do tecido da mucosa genital, anal, oral ou outro local suspeito. Não é possível identificar a presença do vírus através de exames de sangue. Isso ocorre porque normalmente a infecção pelo HPV se restringe às camadas mais superficiais do epitélio
(tecido de revestimento). As lesões do HPV no colo uterino podem ser descobertas por meio do exame preventivo de papanicolau, que deve ser realizado anualmente pelas mulheres.
TRANSMISSÃO DO PAPILOMA VÍRUS
HUMANO (HPV)
A transmissão se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), de autoinoculação e de inoculação através de objetos que alberguem o HPV.
SINTOMAS o A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas.
Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas através de exames específicos. Se forem mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.
TRATAMENTO
O vírus do HPV pode ser eliminado