Vírus do papiloma humano
Vírus do papiloma humano
INTRODUÇÃO
O Papilomavirus Humano (HPV) é uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) de maior incidência e prevalência no mundo, sendo comum o acometimento anal. 1-10 O HPV anal predomina em alguns grupos, como: pacientes portadores de prurido anal idiopático, com antecedentes de tratamento da forma clinica de HPV anal, com antecedentes de tratamento de HPV genital, que procuram os ambulatórios de DST, HIV positivos, profissionais do sexo e com comportamento de risco para DST. Todavia, esta doença também acomete pessoas que não pertencem a estes grupos e pode ser adquirida de outras formas, além da relação sexual. 6-14 Este é um trabalho prospectivo que tem o objetivo de verificar a prevalência de HPV anal, baseado no diagnóstico pelo exame de Captura Hibrida, em pacientes consultados em ambulatório de coloproctologia geral, onde foram levantados dados quanto à clinica, ao perfil sócio econômico e ao comportamento de risco de DST.
Agente
Papilomavirus Humano (HPV) - DNA vírus. HPV é o nome de um grupo de virus que inclue mais de 100 tipos. As verrugas genitais ou condilomas acuminados são apenas uma das manifestações da infecção pelo virus do grupo HPV e estão relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Os tipos (2, 4, 29 e 57) causam lesões nas mãos e pés (verrugas comuns). Outros tipos tem um potencial oncogênico (que pode desenvolver câncer) maior do que os outros (HPV tipo 16, 18, 45 e 56) e são os que tem maior importância clínica.
O espectro das infecções pelos HPV é muito mais amplo do que se conhecia até poucos anos atrás e inclui também infecções subclínicas (diagnosticadas por meio de peniscopia, colpocitologia, colposcopia e biópsia) e infecções latentes (só podem ser diagnosticada por meio de testes para detecção do virus).
Alguns trabalhos médicos referem-se a possibilidade de que 10-20% da população feminina sexualmente ativa, possa estar infectada pelos HPV.
A principal importância