Paper
Shirlei Jeane Dickmann
Prof ª Daniela Regina da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci-
UNIASSELVI / Curso Normal Superior /
Habilitação para Series Iniciais (NFD 0071)-
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
17/03/07
RESUMO
O pensamento e a palavra não são ligados por um elo primário, mas com o passar da evolução do pensamento e da fala, existe uma conexão entre ambos, que se modificam e se desenvolvem. O fato mais importante revelado pelo estudo genético do pensamento e da fala é que a reação entre ambos passa por várias mudanças. O progresso da fala é que a reação entre ambos passa por várias mudanças. O progresso da fala não é paralelo ao progresso do pensamento. O crescimento de ambos cruza-se muitas vezes, podem atingir o mesmo ponto e correr lado a lado, e até mesmo fundir-se por um determinado tempo, mas acabam se separando novamente.
Palavras-chave: Linguagem; Desenvolvimento; Pensamento.
1 INTRODUÇÃO
A linguagem e o pensamento passam por várias mudanças no seu desenvolvimento, apesar de terem e se desenvolverem independentes, em um certo momento os dois se encontram e dão origem ao funcionamento psicológico complexo. A conquista da linguagem representa um marco no desenvolvimento humano.
Antes do aprendizado da fala a criança encontra-se no estágio pré-linguistico do desenvolvimento do pensamento. Através das interações com as pessoas a criança vai aprendendo a usar a linguagem como instrumento de pensamento e como meio de comunicação. Neste momento pensamento torna-se verbal e a fala racional.
2 AS RAÍZES GENÉTICAS DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM O fato mais importante que foi descoberto através dos estudos feitos sobre o pensamento e a linguagem foi de que a relação entre elas passa por várias mudanças. O desenvolvimento da fala não é paralelo ao desenvolvimento do pensamento. Em alguns momentos o desenvolvimento de ambos acaba se cruzando, podendo atingir o