Paper
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED – 4301) – Nutrição, Higiene e Saúde
30/03/2010
RESUMO
Nas últimas décadas surgiram muitas discussões a respeito da importância de um viver saudável. O mundo científico tem despertado para a análise do comportamento do homem e seus hábitos alimentares sabendo que a humanidade sofre pela falta de qualidade de vida. Há os que vivem muitos anos, porém, são anos de sofrimento causado por doenças diversas que poderiam ter sido evitadas através de sábias escolhas e mudança de hábitos. Hoje, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, obesidade,, entre outras, são responsáveis por 70 a 80% do índice de mortalidade nos países desenvolvidos. No Brasil, as doenças cardiovasculares ocupam o primeiro lugar na lista das doenças que levam morte. Neste contexto, a escola entra com uma grande parcela de responsabilidade, pois também precisa contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis, o que trará grandes benefícios para o desempenho escolar dos indivíduos.
Palavras chave: Alimentação; saúde; hábitos; escola; desempenho escolar.
1 INTRODUÇÃO
O que consumimos como alimento provavelmente se baseia no que nossa família gosta de comer, no que os anunciantes promovem e também no que é a moda do momento. Porém, qual a relação existente entre nossa alimentação, saúde e bem estar físico e intelectual?
Esse trabalho visa levar-nos a realizar uma profunda reflexão sobre estas questões e a formação de hábitos alimentares para uma vida saudável, sabendo que nosso organismo se nutre daquilo que pode aproveitar dos alimentos que consumimos diariamente.
Também, busca apresentar a função social da escola ao tratar este tema transversal de suma importância para o desenvolvimento integral do educando.
2 NUTRIÇÃO
Escolher alimentos saudáveis e ingeri-los de forma mais natural possível, são condições