Paper
A etapa de formação universitária exige uma série de atividades dos estudantes, para as quais devem ser garantidas condições mínimas necessárias para que se possa aproveitar da melhor forma tudo que a vida acadêmica pode oferecer para a formação profissional.
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo demonstrar a importância de como organizar o tempo de estudo no processo de aprendizagem.
O tempo é um fator importante para quem quer se comprometer aos estudos, o aluno deve reservar algumas horas do dia e se dedicar a elas, a fim de ter resultados satisfatórios no ensino superior e consequentemente na vida profissional.
No entanto com a correria dos dias atuais, onde as pessoas se dividem entre o estudo, trabalho e vida pessoal, a vida acadêmica, muitas vezes, é a mais prejudicada. Pois, estabelecer horários para o estudo fica cada vez mais complicado, porem é estritamente necessário.
ORGANIZAR O TEMPO DE ESTUDO
A vida acadêmica demanda tempo e dedicação aos estudos, o aluno que acaba de ingressar no ensino superior, antes de qualquer coisa, deve compreender que ele é o maior responsável por sua própria aprendizagem, sendo necessário bem mais que tempo para freqüentar as aulas, é preciso dispor de momentos para os estudos particulares.
Segundo Ruiz, (2010, p.22) “o primeiro passo para quem quer estudar consiste em reorganizar a sua vida de maneira que possa a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento possível do seu tempo”. Organizar o tempo de estudo é fundamental no processo de ensino/aprendizagem. De acordo com Ruiz (2010, p.24),
Não basta determinar, ao longo de nossa jornada, espaços para estudar. É preciso que se determine o que estudar em cada horário de maneira programática, embora se alterem planos em determinadas circunstâncias ou se façam remanejamentos periódicos, ou se deixem alguns horários opcionais.
É importante organizar um cronograma de estudos, sendo “desejável que se dê ao