Trabalho PCM
Trabalho da disciplina de Princípios da Ciência de Materiais do Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientadora: Prof. xxxxx
Rio de Janeiro
Outubro de 2014
Instruções
Não usar Wikipédia como referência – se tirar algo de lá, usar as referencias do wiki como referencia para o trabalho;
Máx 5 páginas;
Ppt = máx 15 min;
Ordem e apresentador sorteados;
Introdução – material/aplicação – estrutura – propriedades – desempenho esperado – processamento/tratamento
APAGAR ESSA PÁG
Introdução
De forma bem sucinta e objetiva, para a conclusão da disciplina de Princípio da Ciência dos Materiais, o grupo formado por cinco alunos de Engenharia de Produção da UFRJ deverá estudar um material específico – neste caso, o vidro – e analisá-lo quanto à sua aplicação em um produto cotidiano, além de seu processamento, estrutura e propriedades para tal fim.
O grupo escolheu como objeto de estudo os vidros utilizados em janelas na construção civil. Para essa aplicação, há diversos tipos de vidro indicados além do vidro comum (sem tratamento algum), como o vidro temperado, termoacústico, auto limpante, laminado, aramado, duplo, etc. Dentre as possibilidades existentes, foi optado por elaborar o trabalho dando enfoque nas janelas de vidro temperado.
O Vidro Temperado
Vidros temperados são de quatro a cinco vezes mais resistentes que os vidros comuns e duas vezes e meia mais resistentes que vidros termoendurecidos com a mesma espessura, tipo e tamanho. Em caso de ruptura, o vidro temperado se fragmentará em pedaços relativamente pequenos e de arestas menos cortantes, reduzindo as chances de ferimentos e facilitando sua soltura dos caixilhos.
Este vidro passa pelo processo de têmpera, semelhante ao do aço, sendo aquecido à elevada temperatura e então imediatamente resfriado. Esse processo será abordado em maiores detalhes em seção posterior desse relatório.
Esse tratamento “reforça” as