trabalho de pcm (eng)
Denomina-se ensaio não destrutivo (END) a qualquer tipo de ensaio praticado a um material que não altere de forma permanente e suas propriedades físicas, químicas, e mecânicas.
Os ensaios não destrutivos implicam um dano imperceptível ou nulo.
Ensaios não destrutivos representam um conjunto amplo de técnicas de análise utilizadas na ciência e na indústria para avaliar as propriedades de um material, de um elemento estrutural ou sistema, sem causar danos, baseando-se na aplicação de fenômenos físicos tais como ondas eletromagnéticas, acústicas, etc.
Os ensaios não destrutivos são técnicas altamente valiosas, uma vez que permitem o controle das propriedades dos materiais, com economia de tempo e dinheiro, permitindo que o material testado permaneça intacto no local de trabalho após a inspeção.
Ensaio Visual
A inspeção visual foi provavelmente o primeiro ensaio não destrutivo usado pelo homem, mas continua sendo o mais usado e geralmente precede qualquer outro ensaio. A sua principal vantagem é fornecer dados quantitativos (além das informações qualitativas) mais facilmente que os outros ENDs. Alguns testes são baseados nas leis da Ótica geométrica e outros fazem uso das propriedades ondulatórias da luz. Este ensaio tem sido usado principalmente para a inspeção de:
• superfícies expostas ou acessíveis de materiais opacos e equipamentos parciais ou totalmente montados e objetos acabados e
• interior de objetos transparentes ou translúcidos, como o vidro, quartzo, alguns plásticos, além de líquidos e gases para determinação do tamanho, forma cor, acabamento, refletividade, presença de descontinuidades superficiais grosseiras e funcionalidade, usando a visão a olho nu ou com o auxílio de instrumentos simples como lupas e gabaritos ou sofisticados aparelhos como interferómetros e microscópios.
Ensaio de Ultrassom
Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano, não por deficiência deste, mas