Paper
Frederick Perls foi Psicanalista, nasceu em Berlim em 1883 tinha origem Judaica e emigrou na década de 1940 com a ascensão do Nazismo para a África do Sul e posteriormente para os EUA.
País onde ele desenvolveu a teoria do Aqui-Agora dentro da abordagem chamada de Gestalt terapia.
Gestalt é a totalidade, esse conceito envolve a relação entre o todo e suas partes cujas interconexões harmoniosas formam uma unidade significativa. Essa abordagem reúne pressupostos teóricos e filosóficos que representam um modo específico de observar o desenvolvimento humano na sua relação com o meio, a partir disso, a construção de si através do ciclo do contato, resgatando assim o sentido de integralidade (corpo-mente – espírito- natureza exterior) e possibilitar o entendimento desta unidade como motor principal de transformação.
Para Fritz, a doença seria causada pela perda de equilíbrio entre as partes.
Como nasceu o grupo vivências?
Foi desenvolvido por um grupo de intelectuais da época constituído por sete pessoas que criticavam o modelo psicanalítico freudiano muito voltado para o passado e muito interpretativo, passivo e totalmente “zen” na analise, sem participação. Também estavam preocupados com a situação do país em pós-guerra. A partir dessas reflexões, Fritz com a ajuda desse grupo escreve um livro chamado de Ego, Fome e Agressão, que vai falar justamente da questão de que o homem não é um ser passivo diante das situações e para que o processo terapêutico tenha eficácia, o sujeito precisa participar ativamente do processo, ou seja, tratando o que está acontecendo no momento e não o que foi, o que deixou de ser, ou poderia ser. O que importa é o Aqui-Agora.
Qual o principal objetivo da Gestalt Terapia?
É uma terapia de contato, que é feita no “Aqui-Agora” dentro de uma relação dialógica que se estabelece entre o terapeuta e o cliente que visa uma ampliação da conscientização, a integração da personalidade, aumentando o auto-apoio,