Paper sobre o envelhecimento
Ana Paula Ferreira
Profª. Patricia Tristão Abbatti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES0511) – Prática do Módulo III
01/12/2010
RESUMO
No contexto de uma sociedade que experimenta um rápido envelhecimento de sua população e que não vem encontrando soluções adequadas para as demandas e necessidades dos idosos, quer no âmbito do Estado, quer no da sociedade civil nos moldes atuais, o serviço social preenche um vazio, desempenhando a importante função de promover a inclusão social dos idosos. No processo de envelhecimento, se de um lado, os fatores biológicos revelam-se importantes, de outro, fatores de igual importância devem ser considerados no campo social e, portanto, o foco sobre somente um fator, não resultará em solução para a questão.
Palavras-chave: Envelhecimento. Assistente Social. Família.
1 INTRODUÇÃO
No aspecto do envelhecimento social devemos ter em mente que, ao longo da história, em diferentes culturas, os grupos sociais adotaram e adotam posturas diferenciadas, desde altamente dignificante ao estado da velhice, como também, grupos sociais que consideram que no estágio da velhice, as pessoas em tais circunstâncias deviam desaparecer. Porém, é fundamental considerarmos que além das transformações psicológicas sofridas por cada pessoa, sua relação com o meio social também sofre alteração, em um momento em que o meio deveria proporcionar-lhe a sobrevivência e a qualidade de vida com a dignidade necessária para quem muito contribuiu com a sociedade. De acordo com Salgado (1980) observa que:
A inadaptação do idoso reflete uma inadequação aos padrões sociais ideais estabelecidos pela sociedade e exigidos pelos grupos sociais e pelos indivíduos como condições capazes de conferir, a cada um, a personalidade social, isto é, a posição de cidadão e o respeito.
O aumento da população idosa tem sido marcante nos últimos anos e desde os