paper racionalidade
CAD7233 Turma: 08301 27/08/2013
Paper sobre o artigo “A racionalidade substantiva demonstrada na prática administrativa” de Maurício Serva
Racionalidade substantiva: É um atributo natural do ser humano que reside na psique, através do qual os indivíduos poderiam conduzir sua vida pessoal na direção da autorealização, contrabalançando essa busca de emancipação e autorealização com o alcance da satisfação social. Tendo como chaves para esse balanceamento o debate racional e o julgamento ético-valorativo. É uma ação orientada para duas dimensões, individual e grupal. Na individual o foco é a autorealização do ser humano, do mesmo conseguir concretizar todo seu potencial e satisfação; A dimensão grupal já se refere à responsabilidade e satisfação social. No artigo são citados os seguintes elementos como constituintes da racionalidade substantiva:
Autorealização
Entendimento
Julgamento ético
Autenticidade
Valores emancipatórios
Autonomia
A racionalidade substantiva é voltada ao indivíduo e ao grupo, não sendo somente voltada aos interesses e metas organizacionais.
Racionalidade Instrumental É fundamentada na busca pelo sucesso individual desprendido de ética, sendo pautado apenas no cálculo utilitário e no êxito econômico. O foco é a organização, e o que tem menores custos e maiores lucros. A racionalidade instrumental é a que se encontra na grande maioria das organizações produtivas, no cenário moderno onde a competição é cada vez mais acirrada e menos ética. O autor define a mesma como “ação baseada no cálculo, orientada para o alcance de metas técnicas ou de finalidades ligadas a interesses econômicos ou de poder social, através da maximização dos recursos disponíveis.” E cita seus elementos constitutivos como sendo:
Cálculo
Fins
Maximização dos recursos
Êxito, resultados
Desempenho
Utilidade
Rentabilidade
Estratégia interpessoal