Paper Just In Time
O just in time é uma técnica em administração, utilizada no setor de produção de uma empresa. Seu objetivo é, controlar e organizar o estoque, fazendo com que tudo aconteça na hora certa. Reduzindo assim, os custos da empresa. Com essa técnica, é produzido somente o necessário para atender a demanda. Evitando assim, desperdícios.
Colocando em prática, primeiramente deve-se vender o produto, para depois comprar a matéria-prima, e fabricá-lo. Para isso os funcionários também devem ser treinados e capacitados, para uma produção rápida e eficaz, fazendo com que os estoques permaneçam mínimos.
Mesmo que seja costumeiro os administradores manterem determinado estoque, pois estes são considerados protetores do sistema produtivo e evitam paradas inesperadas e indesejáveis, segundo o JIT os estoques são considerados nocivos e devem ser reduzidos, correndo risco caso contrário de não encontrarmos e resolvermos os reais problemas.
O custo pra manter um estoque menor é muito mais baixo, e também não é preciso tantos recursos pra manter o mesmo. Podendo assim atender o mercado com uma maior rapidez, ganhar clientes, e aumentar o fluxo de caixa.
Resumindo a vantagem que o JIT traz a empresa é deixa-la mais competitiva, melhorando critérios como: Redução de custos; Melhoria de qualidade; Aumento do fluxo; Maior confiabilidade dos sistemas e Aumento da flexibilidade.
Um dos maiores pontos negativos do JIT, é que para ele funcionar corretamente, ele precisa de uma demanda estável, e essa não é nossa realidade no mercado de hoje, onde ocorre muita oscilação na demanda do mercado. E quanto maior for essa oscilação maior será a necessidade de manter grandes estoques, o que vai contra a filosofia do JIT.