paper inclusao digital
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a inserção dos meios de comunicação na escola pública, com especial atenção para o meio digital. Este é um tema que tem sido amplamente discutido nos últimos anos, pela importância que os meios de comunicação têm alcançado na sociedade e pelas mudanças acarretadas pela inserção das novas tecnologias no mundo contemporâneo, a escola pública ainda delimitada por fronteiras físicas e concretas aparece como um ambiente potencial para a inserção dos novos conhecimentos e práticas deste universo que aos poucos vai se adentrando na vida das pessoas: o universo on-line. Palavras-chave: Escola. Formação. Tecnologias.
1.INTRODUÇÃO
A discussão sobre a inclusão digital vem se tornando cada vez mais necessária se considerarmos a constante e crescente inserção de tecnologias digitais nas redes públicas de ensino, seja via programas federais, estaduais ou municipais.
São tablets, notebooks, lousas digitais, portais e repositórios de materiais e conteúdos digitais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outras tantas novidades que adentram o ambiente escolar de uma forma avassaladora e com um investimento financeiro que não se via há tempos nas redes públicas de ensino. Nesse contexto vemos escolas com infraestrutura modelo e outras sucateadas, com paredes remendadas, funcionando em prédios alugados e (mal) adaptados; escolas urbanas e rurais; todas elas estão recebendo esses investimentos, com a finalidade de que possam inovar e incrementar o processo educativo.
Mas, mesmo sabendo da insuficiência dos métodos, sabemos que mudanças pedagógicas aconteceram em espaços limitados, como vimos anteriormente.
Aqui no Brasil o êxito só não foi maior por uma série de razões, desde a falta de infraestrutura nas escolas, até, o frágil processo de formação de professores. Porém, o programa Brasileiro de Informática em educação é bastante promissor, tendo a tecnologia como principal