Paper gestão de custos
Sérgio José Prim Prof. Marcos Antonio Sens Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Tecnologia em Processos Gerenciais-(EMD 1261)- Gestão de Custos 07/05/2009
RESUMO
Numa sociedade globalizada, que sofre constantes mudanças, faz-se necessário que os gestores tenham à sua disposição informações relevantes e tempestivas, pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para otimizar o desempenho empresarial. Estas informações são fornecidas pela Contabilidade de Custos e Análise de Custos, apresentando relatórios que auxiliam na gestão de custos, com ênfase na elaboração e definição de estratégias competitivas que sirvam ao controle e à tomada de decisões. Neste trabalho objetivamos evidenciar as principais diferenças entre o custeio por absorção e o custeio variável, explicitando as vantagens e desvantagens de cada um para, enfim, ponderarmos sobre qual seria o melhor método a ser adotado por uma empresa.
Palavras Chave: Custos; Absorção; Variável.
1 INTRODUÇÃO
As organizações não só precisam buscar flexibilidade em termos de estrutura organizacional, para responderem mais rapidamente às mudanças do mercado, como também deverão antecipar-se às necessidades dos consumidores, procurando surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas. É importante dispor, então, de mecanismos que assegurem processos e atividades pelos quais se agrega valor aos clientes, uma vez que são consumidores de recursos da organização.
Baseados nas informações fornecidas pela Contabilidade de Custos e Análise de Custos, que apresenta relatórios que auxiliam na gestão de custos, com ênfase na elaboração e definição de estratégias competitivas que sirvam ao controle e à tomada de decisões.
Especificamente em relação aos sistemas de custeio, observa-se a necessidade de sua utilização por qualquer