paper conflitos separatistas
Lidiane Krolow Tessmann
Profº Tereza Ness Rodrigues
Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI
Geografia/ Licenciatura (GED0082)
04/06/2013
RESUMO
Separatismo é a reivindicação de independência política e econômica de um povo ou nação, englobado numa estrutura estatal mais ampla. As questões étnicas e religiosas adquirem importância significativa em grande parte dos conflitos pós-Guerra Fria.
No mundo atual é comum vermos conflitos separatistas entre povos, raças, estados e até mesmo nações, estes conflitos são gerados por conta de conflitos religiosos, pro motivo territorial, entre outros. Com esses conflitos separatistas foram sendo criados ao longo dos anos alguns grupos que lutam em prol de algum direito ou benefício, os grupos mais conhecidos hoje em dia são o IRA ( Irish Republicam Army), grupo de guerrilha que ajudou a conquistar a independência da Irlanda e o ETA, que é um dos maiores exemplos de separatistas do mundo, sem uma defenição final ou a criação de um estado independente.
Alguns exemplos de conflitos separatistas no mundo são: conflitos separatista na África, Chechênia, Questão Caxemira, Timor Leste, Irlanda do Norte e Questão Basca.
Palavras-chave: Conflitos. Grupos. Religiosas.
1. INTRODUÇÃO
As questões étnicas e religiosas adquirem importância significativa em grande parte dos conflitos pós-Guerra Fria. Eles são de quatro tipos diferentes . O primeiro envolve dois ou mais Estados, como a guerra entre Armênia e Azerbaidjão pela posse de Nagorno-Karabakh. Os conflitos separatistas podem resultar de uma ocupação estrangeira, por exemplo, a luta pela autonomia no Saara Ocidental, anexado pelo Marrocos . Também ocorrem dentro de Estados constituídos quando uma minoria, como os bascos na Espanha, ambiciona separar seu território do país ao qual pertence. Por último existem as guerras civis ou os movimentos guerrilheiros objetivando a mudança de regime. É o caso da Argélia, onde os fundamentalistas islâmicos