Conselho Sul Americano de Defesa
LEAL, Andressa Brito
Graduanda em Ciência Política – UFPE
GUEDES, Marcos Aurélio
Docente do Departamento de Ciência Política – UFPE
RESUMO:
Este trabalho visa apresentar os objetivos da União de Nações Sul Americanas (UNASUL) ao criar o Conselho Sul Americano de Defesa, como também mostra a importância deste para o apaziguamento de conflitos na região.
Palavras-chave: Unasul; Conselho Sul Americano de Defesa; União Africana
ABSTRACT:
This paper presents the objectives of the Union of South American Nations (UNASUR) to create the South American Defense Council, and also shows the importance of this for the appeasement of conflicts in the region.
Keywords: Unasur; South American Defense Council; African Union
1- INTRODUÇÃO
A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. A UNASUL tem-se revelado um instrumento particularmente útil para a solução pacífica de controvérsias regionais e para o fortalecimento da proteção da democracia na América do Sul. Um importante exemplo dessa função protetora foi que, pouco após sua criação, a organização desempenhou importante papel mediador na solução da crise separatista do Pando, na Bolívia, em 2008. Em resposta à crise institucional ocorrida no Equador, em setembro de 2010, os Chefes de Estado da UNASUL decidiram incorporar um Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo, no qual foram estabelecidas medidas concretas a serem adotadas pelos Estados Membros da UNASUL em situações de ruptura da ordem constitucional. O Protocolo foi adotado na Cúpula de Georgetown, em novembro de 2010.
O estabelecimento de um mecanismo de Medidas de Fomento da Confiança e da Segurança pelo Conselho de Defesa Sul-Americano também foi um instrumento valioso para o fortalecimento da