Paper - Armazenagem
As origens do armazenamento datam de tempos pré-históricos, quando o homem elaborava seus utensílios e armas mediante a transformação dos materiais de que dispunha, como a madeira e, mais tarde, os metais.
A partir da Revolução Industrial no século XVIII, a produção passou a ser feita em grandes quantidades, a partir da constatação da economia de escala, ou seja, quanto mais produz, mais diluídos serão os custos fixos e maiores serão os retornos financeiros.
Dessa forma, o excedente da produção tornou-se inevitável, portanto sendo necessário um espaço para armazenar esses produtos para posterior comercialização.
Desde essa época, muitos avanços ocorreram. Atualmente, como se pensa na questão da armazenagem, de forma a trazer resultados positivos para uma organização?
Segundo o conceito de Dias(2005), armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados.
Alguns cuidados que se deve ter em relação a armazenagem(Pozo,2007):
- Determinação do local, em recinto coberto ou não;
- Definição adequada do layout;
- Definição de uma política de preservação, com embalagens plenamente convenientes aos materiais;
- Ordem, arrumação e limpeza, de forma constante;
- Segurança patrimonial, contra furtos, incêndio, etc;
As atividades de armazenagem estão sustentadas em três pilares: estrutura, veículo e comunicação.
As decisões acerca da estrutura estarão baseadas no tipo de produto, mix movimentado, giro do produto e critérios de operação. As estruturas de armazenagem mais comuns são empilhamento sobre o piso, porta paletes simples ou duplos, drive-in, drive-through, cantilever e flowracks de caixas.
Os veículos de armazenagem fazem o transporte das mercadorias, tanto no recebimento destas quanto na movimentação no espaço interno.
Já os equipamentos de comunicação são responsáveis por transmitir e organizar as informações