Eletrostática
•TEORIA A Eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Pode-se dizer ainda que esta área estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos.
O estudo científico mais antigo sobre a eletrostática é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corpos leves.
O fenômeno foi primeiramente estudado por Tales de Mileto, no século VI a.C. Ele já conhecia a eletrostática e procurava descrever o efeito no âmbar.
No século XVI, Gilbert utilizou a palavra "eletricidade", derivada do grego elektron que era o nome que os gregos davam ao âmbar. Gilbert reconheceu que a propriedade eletrostática não era restrita ao âmbar amarelo, mas que diversas outras substâncias também o manifestavam.
No geral, a eletrostática aponta para o princípio da ação e repulsão em que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrários se atrae
Georg Simon Ohm
No dia 16 de março de 1787, nasceu em Erlangen, na Bavária (Alemanha), Georg Simon Ohm, físico e matemático que muito contribuiu com a física, principalmente para a eletrodinâmica, onde estabeleceu a lei batizada com seu nome.
Estudante da Universidade de Erlangen, obteve seu doutorado em 1811 com a apresentação de sua dissertação sobre luz e cores
Ohm iniciou sua carreira como professor de matemática no Colégio dos Jesuítas, na cidade de Colônia, em 1825.
Sua intenção era de se tornar professor universitário, então continuou com seus trabalhos e pesquisas, dedicando-se à eletricidade.
Ohm realizou experiências com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos. Verificou que a resistência elétrica do condutor era proporcional à área da secção transversal do fio e inversamente proporcional ao seu comprimento. A partir de suas observações, definiu o conceito de resistência elétrica.
Em 1827, publicou o resultado daquele que se tornou o seu mais importante