Paper armazenagem
Segundo Viana (2008), o objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas tres dimensões, da maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem proporcionar a movimentação rápida e facil de suprimentos desde o recebimento até a expedição. Alguns cuidados que deve-se ter para a armazenagem:
- Determinação do local, em recinto coberto ou não;
- Definição adequada do layout;
- Definição de uma política de preservação, com embalagens plenamente convenientes aos materiais;
- Ordem, arrumação e limpeza, de forma constante;
- Segurança patrimonial, contra furtos, incêndio, etc;
Pogo (2007) diz que, o inventário físico se faz necessário para eliminar discrepâncias que possam existir entre os valores contábeis, dos livros, e o que realmente existe em estoque. O inventário pode ser geral ou rotativo, geral quando há necessidade de parar o processo operacional para a contagem física de todos os itens, já na rotativa não há essa restrição.
Para que se possa carregar e descarregar veículos de transportes, montar contêineres, contentores, caixas em função da entrega ao cliente. O manuseio de materiais acontece através do transporte que ocorre no interior ou próximo a empresa. Os objetivos do manuseio são, otimizar a utilização cúbica e a eficiência operacional dos armazéns, como também a carga de cada transporte, mas também visa reduzir custos de movimentações dos materiais e melhorar o atendimento ao mercado.
Os princípios do manuseio dos materiais são:
1- Do Planejamento: Necessário determinar o melhor método, do ponto de vista econômico, planejando todas as atividades;
2- De Integração: Quanto mais integradas forem as atividades de movimentação, coordenando todo sistema operacional, mais econômica será;
3- Do tempo ocioso: reduzir o tempo ocioso da mercadoria e do equipamento, para que os custos finais caiam;
4- Da simplificação: reduzir, combinar ou eliminar movimentos ou equipamentos desnecessários;
5- De fluxo e