Fisica nuclear
Os estudos que estão diretamente relacionados à investigação do surgimento do universo, sua evolução, e estrutura são realizados pela Física Nuclear. As questões levantadas desde a Antiguidade, e que ficaram sem uma explicação plausível, fizeram com que os estudos da Física Nuclear abrangessem uma demanda maior de conhecimento que se estende desde as partículas fundamentais ate às imensas estruturas que formam o Universo.
A Física Nuclear está centrada em entender de fato as propriedades básicas dos núcleos e também da matéria nuclear, visando fornecer uma teoria completa sobre os núcleos mais complexos.
A Física Nuclear: Podemos dizer que a ideia do átomo partiu do seguinte princípio: se quebrarmos um objeto qualquer em pequenos pedacinhos menores, chegaria um momento em que não conseguiríamos mais quebrá-lo. Dessa forma, inicialmente propôs-se que o átomo seria indivisível. Porém, hoje sabemos que não se trata de uma partícula indivisível, mas sim de um sistema composto por diferentes partículas. Foi a partir das teorias atômicas propostas por Dalton, de que os átomos eram esferas indestrutíveis e indivisíveis, que a ciência da estrutura atômica ganhou novos rumos de estudo. Basicamente, a física nuclear faz de objetos de estudo as propriedades e o comportamento dos núcleos atômicos, bem como os mecanismos básicos das reações nucleares com nêutrons e outros núcleos. Assim, podemos classificar essas propriedades como sendo estáticas (cargas, massa, energia de ligação, etc.) e dinâmicas (radioatividade, estados excitados, etc.).
Partindo desse princípio, é possível fazer uma classificação básica das forças que existem, sendo elas:
- Força gravitacional, que faz uma relação direta de atração mútua entre corpos, sendo responsável pela órbita dos planetas.
- Forças eletromagnéticas, que dão origem aos fenômenos elétricos, às reações químicas e aos ímãs.
- Força nuclear fraca, que produz o decaimento, no qual um elétron é emitido do núcleo.
-