Paper 06 05
Amanda SOUZA
Fernanda MORAES
Gustavo LOPES
Katty CARMO
Marcelo Henrique SANTOS
Maria Aparecida ANDRADE
Monique PINHEIRO
Ingrid BARBOSA
Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP.
RESUMO Com o passar do tempo o modo de pensar, vestir, falar e brincar das crianças sofreram mudanças. A sociedade do espetáculo (CANCLINI, 2008) tem atingido não só apenas as crianças como também os pais. Utilizada através da mídia essa ferramenta tem desencadeado a mudança no pensamento das famílias tornando o consumo excessivo uma forma de suprir a suas ausências na vida das crianças, formando-as para uma sociedade sem preceitos e sem conhecimento construtivo tal conceito não vigiado pelos pais que assumem suprirem ausência na vida de seus filhos induzindo-os ao excesso de compras. Utilizamos alguns conceitos de Olmos (2011), Postman (1999), Bujes (2000), Bandura (1977), Renner (2008) no documentário “Criança a alma do negócio” e CORAZZA, (2002) como aporte para essa pesquisa.
PALAVRAS- CHAVE: Influência, infância e Publicidade.
1 INTRODUÇÃO
É durante a infância que a criança forma conceitos e valores, por estar em fase de desenvolvimento ainda não têm a capacidade de filtrar tudo o que chega até si.
Devido à correria cotidiana, os pais passam cada vez menos tempo com os seus filhos e estes, tendo cada vez menos supervisão da quantidade de horas que passam em frente à TV ou o que assistem, ficam vulneráveis a todo e qualquer tipo de conteúdo publicitário, principalmente daqueles destinados à sua faixa etária.
No intuito de facilitar a compreensão da influência das mídias no público infantil, antes de adentrar no objetivo estabelecido (Sociedade do espetáculo na mídia infantil), fez-se breve explanação a respeito dos aspectos utilizados pela mídia para atingir as crianças.
2 OBJETIVO
O proposito deste trabalho é mostrar o quanto a mídia influencia as crianças e, através disto, como essa influência chega aos próprios pais,