Papel do professor
A escola deve trazer um sentido a criança, assim como seu aprendizado, deve ser um espaço onde o aluno tem autonomia para agir, discutir, decidir, realizar e avaliar suas práticas, os alunos precisam engajar-se no seu próprio aprendizado (JOLIBERT, 1994). Portanto, o professor deve criar esse espaço para seu aluno contribuindo assim para que sua aprendizagem seja significativa.
Segundo Maruny Curto (2000) muitas crianças não se interessam pela leitura, pois não recebem estímulos, se esse não ocorrer por parte dos pais fora da escola, é dever do professor suprir essa deficiência dentro da escola, tentando despertar nos alunos esse gosto pela leitura. De acordo com Geraldi (1999) a leitura dentro da sala de aula deve fazer algum sentido aos alunos, o professor precisa recuperar nos alunos o prazer pela leitura e pelo livro.
A ajuda principal e primordial que o professor deve oferecer aos seus alunos é a que consiste em fazer as crianças viverem num meio estimulado, gerido por elas próprias, onde elas não leiam por que forçam, ou por que é atividade da aula, mas por que entendem a leitura como uma forma de prazer e de informação. (JOLIBERT,
1994).
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a formação de um aluno leitor crítico se faz a partir do momento em que o professor mostra aos alunos o prazer da leitura, isso ocorre quando seu trabalho usa de textos diversificados e que vão de encontro com a realidade do aluno.
Se tratando da produção de texto, segundo Teixeira (2004) a medida que cresce a escolaridade de um aluno, sua produção de texto diminui, o que deveria ser ao contrário, pois de acordo com os PCN´s (1997), a produção da língua escrita de um aluno deve ser um